Os tipos de espaços públicos

Quero aproveitar meu dia de postar para levantar uma questão muito presente no tema do meu TFG – Apropriação e Qualidade do Espaço Público.

 Tenho analisado diferentes tipos de espaços públicos e claro que a problematização já começa com a tentativa de definir o que são, de fato, estes espaços. Na verdade não é exatamente esta questão que quero abordar e sim o que são estes espaços dentro de cada contexto, cada país, cada cultura.

Em determinada situação de meus estudos surgiu a questão que, enquanto na Europa, por exemplo, os espaços públicos são espacialmente definidos como locais onde há uma infra-estrutura que promove a apropriação do espaço por parte dos usuários, aqui em São Paulo ( local escolhido para intervenção no meu TFG) os principais locais tidos como públicos, visto estes como locais que propiciam encontros, lazer e interação entre pessoas, são principalmente aqueles que possuem também características privadas, como bares, cafés, shoppings centers, enfim, em sua maioria locais relacionados a alguma forma de consumo. Não estou dizendo que isso é uma verdade incontestável, pelo contrário, quero saber a opinião de vocês sobre isso, porque é um assunto que tenho pensando muito.

One thought on “Os tipos de espaços públicos

  1. Para mim, espaço público é onde você têm a possibilidade de entrar em contado com o público, isso é, qualquer pessoa… seja um bar, uma praça, um café ou uma praia. Claro que como forma de ferramente, a definição de público/ privado é diferente, mas me refiro ao dia-a-dia.

Deixe uma Resposta

