Lembranças de Velhos

Bairro do Pari em 194etantos

 

Bom, meu TFG é sobre o Pari e, consequentemente, sobre a minha família e a minha avó, que mora aqui desde sempre na minha cabeça. E como eu estou na reta final e sem tempo de pensar em outros temas, vamos com um dos que estudei.

Tem um livro da Ecléa Bosi que chama “Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos”. Ele é um livro muito legal por muitas razões, mas vou citar as duas principais, na minha humilde opinião. A primeira é que ele coloca a memória como um ponto chave na construção e destruição das cidades. De uma forma muito sensível, alia a construção coletiva do espaço com a construção mental individual de cada um. Eu dependo do outro para afirmar minhas memórias, e nos dependemos mutuamente para assegurar que elas continuem existindo. Quem já entrou na atlética da FAU e se sentiu muito melhor porque havia um amigo do sexto ano lá também entende o que estou falando. Quando temos com a gente uma pessoa que também vivenciou aqueles momentos, parece que lembrá-los juntos faz mais sentido. Que interesse um bixo tem no nosso primeiro interfau? Nenhum, e parece ser sem sentido ficar sozinho lá falando, como um velho.

E é isso que acontece com a cidade de São Paulo e tantas outras. Vem uma política dominada pela especulação imobiliária e sem nenhum tipo de controle e simplesmente destrói toda a memória do bairro, descaracterizando-o completamente, a ponto da comunidade que ali vive não ter condições financeiras e psicológicas de continuar naquele espaço. Afinal de contas, desconsiderando o alto preço das coisas, porque minha avó continuaria sozinha num bairro cheio de prédios, escritórios, sem padaria, sem os vizinhos jogando bocha aos domingos, sem os amigos conversando na porta de casa? Provavelmente ela iria morar com algum dos meus tios e adeus vida própria, adeus memória, adeus Pari. Achei muito foda isso, destruir a memória através da destruição física é um jeito muito comum e perverso de dominação de um povo. Afinal, não foi isso que Hausmann fez em Paris, destruindo as vielas e ruazinhas, deixando todas as ruas largas e com condições de passar um tanque de guerra? E mais que tudo isso, o mais interessante, ao construir grandes avenidas que se parecem com qualquer outro lugar do mundo, você se sente cosmopolita, se sente urbano, e perde o sentido de grupo que causam as revoluções. Somos apenas um na Faria Lima, mas não somos mais um no nosso bairro (falando do Pari).

É triste ver que São Paulo não tem memória.

(eu ia falar da segunda coisa mas ia ficar gigante, então fica como um teaser pro meu próximo post, quem sabe)

3 thoughts on “Lembranças de Velhos

  1. é incrivel isso né dani…como a velocidade das coisas, normalmente lenta, atende às tranformações reais vividas por uma comunidade …..ao passo que as mudanças rapidas e usualmente descabidas não captam as sutilezas que difinem os locais
    Não precisamos ir para cada bairro, mas se olharmos TODOS os rios do centro expandido de SP notamos que eles não preservam nenhuma memória deles…..enfim são apenas um elemento male-male visual…..

    Complicado

  2. curti muito a dica do livro… tem bastante a ver com o qeu vai ser meu tefas… vou procurar pra ler!!
    e by the way… adorei ler seu texto… acho que ele transparece mutio da nossa indignação com a cidade!

  3. Eu fiquei impressionado com a foto, mas achei o texto mais legal.

    Acho muito legal o que você escreveu e acho muito foda que com a destruição dessa memória, as pessoas perdem o afeto pelo bairro, parece robotizar tudo e a partir disso, você não liga para nada do seu bairro, só liga para as coisas dentro da sua casa… meio que repeti o que você disse, mas um dia conheci uma mulher que cresceu a vida toda num bairro muito pobre e hoje os filhos delas (que conseguiram crescer financeiramente) querem que ela se mude para um bairro “melhor”, mas ela não quer, porque é lá que é o cantinho dela… legal, não?!?!

    Tem coisas que são parecidas com o que eu penso do meu tfg, muito legal isso….

Deixe uma Resposta

