O olhar de Van Gogh

Desde sempre esse pintor me fascina. Seja pelas suas cores vibrantes, pelo pincelado marcado ou pelo objeto retratado: simples mas intenso. Lembro de uma das primeiras vezes que fui ao MASP com a escola e me deparei com um quadro de Vincent Van Gogh, que ele pintou no Asilo de Saint Remy, aonde ficou internado por um bom tempo. Impressionante como só o banco é sólido e todo o restante da paisagem parece flutuar.

Essa atmosfera meio irreal das telas de Van Gogh, sobretudo quando ele retrata o céu, sempre me fez pensar em como esse pintor holandês era capaz de enxergar. O brilho das luzes e estrelas, a materialização do vento, a falta de solidez do chão seriam uma representação de um olhar único para o mundo?

Aliás, como as pessoas enxergam o mundo? Da mesma maneira que eu? Não quero aqui fazer uma alusão ao filtro social que cada um tem em seu olhar, que enxerga através de uma cultura e visão de mundo apreendidas ao longo de suas existências. Mas como as pessoas de fato enxergam? Como elas focalizam? o que elas priorizam no olhar? como se retratam as cores? São as mesmas que eu vejo?

Me peguei ontem, olhando as fotos de longa exposição do fotógrafo australiano Lincoln Harrison, publicadas pelo Folha online. Elas me lembraram os quadros de Van Gogh. Seria o pintor capaz de enxergar a variável tempo, captadas pelas lentes do fotógrafo? Acho que não. De qualquer jeito, as fotos, para mim, trazem à tona mais um belo exemplo de como cada um é capaz de olhar para o seu mundo e representá-lo à sua maneira.

(margens do lago Eppalock, no Estado de Victoria, no sudoeste da Austrália, por Lincoln Harrison, publicada em http://www1.folha.uol.com.br/bbc/968764-fotografo-australiano-registra-rastro-de-estrelas-no-ceu.shtml)

Daniela Zilio

3 thoughts on “O olhar de Van Gogh

  1. Dandan, adorei!!! Sou mto suspeita pra falar, mas achei mto legal essa relação que você fez entre os dois artistas! Arrasou!

  2. UAU! Sabe o que achei legal? Eu já tive grandes discussões com amigos sobre como as pessoas enxergam (ou sentem gosto), de um modo simples de entender a minha dúvida: eu aprendi que essa cor que eu enxergo se chama marrom, mas será que ela tem a mesma tonalidade para todos ou só aprendemos o mesmo nome? Entende? É isso, não?

Deixe uma Resposta

